ratos de gaveta

RATOS , RATAZANAS E CAMUNDONGOS

Contrate nossos serviços e fique tranquilo!

Para o controle efetivo de infestações de roedores, conte com nossa equipe especializada. Realizamos a aplicação de produtos rodenticidas, outros produtos químicos específicos e armadilhas em pontos estratégicos.

Qual eficácia nossos serviços oferecem? 

Os roedores entram em contato ou ingerem os produtos raticidas e, num prazo de 3 a 5 dias enfraquecem, adoecem, não conseguindo mais se mover. Alta atratividade, rápida mortalidade e o menor risco para os pets e pessoas são os principais diferenciais de nossos serviços.

Não utilizamos chumbinho, pois o mesmo além de ser proibido é muito perigoso acontecer acidentes, ou até mesmo uso criminoso. Sem falar que o chumbinho não é eficaz, pois não dá tempo do rato se afastar do ponto de iscagem, o que causa medo ou repulsa nos próximos ratos que iriam acessar os pontos de iscagem. Portanto fiquem seguros quanto ao risco dos nossos serviços, não colocamos iscas expostas, e mesmo que ocorra a ingestão acidental, pode ser revertido com a administração de carvão ativado, e vitamina K injetável.

Caso o nível de infestação dessa praga no próprio ambiente ou entorno seja muito alta, pode ser que demore um prazo maior para que todos os indivíduos presentes tenham acesso aos produtos e locais tratados, por causa da competição. Por isso a reposição ou a continuidade no tratamento é recomendável.

De acordo com a Embrapa, no Brasil, existem, em média, 5 ratos por habitante. São responsáveis pela transmissão de doenças graves, como leptospirose, tifo, peste bubônica, salmonelose, entre outras.

Dentre as várias espécies existentes, três merecem atenção: camundongo, ratazana e rato de telhado.

O camundongo (Mus musculus) tem habilidades como escalar e roer. Com patas e cabeça pequenas, olhos e orelhas grandes, o camundongo, também conhecido como rato doméstico, come aproximadamente 3 gramas de alimentos por dia e sobrevive com pouca água. O cereal é o seu alimento preferido. O seu ninho pode ser encontrado em móveis, despensas e gabinetes de cozinha. 

A ratazana (Rattus norvegicus) pode nadar, escavar e roer. É a maior das três principais espécies, com um corpo de 21 a 26 cm de comprimento. A ratazana, também chamada de rato de esgoto, come diariamente cerca de 10% do seu peso corpóreo e pode obter alimentos de lixos orgânicos, cereais, raízes, entre outros. Em áreas rurais, como por exemplo aviários, esses roedores podem provocar a queda de produtividade, causando transmissão de parasitas e doenças aos animais e trabalhadores rurais, além de danos nas instalações.

O rato de telhado (Rattus rattus) normalmente habita nas partes altas das instalações como o forro das casas, depósitos e armazéns. O rato do telhado consegue facilmente equilibrar-se em vigas, cabos telefônicos e fios elétricos. 

É fundamental entender que soluções caseiras não são eficazes e podem agravar a situação, contribuindo, inclusive, para a reprodução dos roedores.  Em primeiro lugar, vale dizer que seus dentes não param de crescer. Para impedir que eles fiquem grandes, os roedores têm o hábito de desgastá-los. Por essa razão, os ratos estão constantemente roendo objetos, alimentos e tudo que encontrarem pela frente. 

Os ratos são atraídos para os ambientes pelo fácil acesso,  água, comida e abrigo seguro. Possuem os sentidos muito aguçados, exceto a visão. Por meio do tato e do olfato eles conseguem saber em qual direção seguir. Por exemplo o atrito dos pêlos dos bigodes, por isso, eles quase sempre andam pelos cantos das paredes.

Com uma audição avançada, eles aguardam o momento certo para atacar, quando paira o silêncio, faz parte da evolução deles, para se protegerem dos predadores.

O paladar também é super aguçado. Os ratos não comerão alimentos que não se agradem, sabem reconhecer de longe se a comida está estragada, ou qual é a melhor opção de alimento.

Como saber se tem ratos na minha casa e como evitar?

  1. Identifique a presença dos intrusos: 

Fezes, pêlos, pegadas, embalagens rasgadas ou fiações danificadas, por exemplo, indica que tenha um intruso na área. Os dejetos são escuros, compridos e pequenos e podem ser encontrados embaixo de móveis, próximo do comedouro dos pets ou no telhado.

2. Elimine as fontes de alimento da praga

O primeiro cuidado que deve ser tomado é acabar com as possíveis fontes de alimento dos roedores na sua casa. É recomendado fechar bem os mantimentos ou guardá-los em potes herméticos depois de abertos. 

Não deixe exposto seu lixo. Só coloque na rua perto do horário da passagem do caminhão da coleta. Certifique-se que as lixeiras sejam resistentes e tampadas. 

Não deixe a ração dos animais domésticos exposta, especialmente no período noturno. Uma das principais fontes de alimento para os ratos. Mantenha o saco de ração em um pote ou latão com tampa reforçada e só servir durante os horários que você estabelecer para refeições. Depois que eles comerem, retire os restos, lave a vasilha e guarde.

3. Remova prováveis abrigos

Verifique os locais que podem servir de abrigo para os ratos. Geralmente, eles costumam se esconder em entulhos ou no meio de caixas empilhadas em ambientes menos movimentados, como garagens, sótãos e porões.

Mantenha armários e depósitos organizados, sem objetos amontoados. Deve-se empilhar sacos e embalagens em estrados com distância de pelo menos 15 cm do piso e afastados das paredes, para facilitar a inspeção do local. Algumas espécies também costumam se locomover e se esconder na grama alta e, por isso, é importante manter o gramado sempre aparado e a vegetação podada.

  1. Cuidado com os  eletrodomésticos, fogão e outros móveis

No dia de faxina da casa, aproveite para detectar qualquer sinal, da presença dos ratos. Gostam bastante do ar do motor da geladeira, das bagunças nas gavetas dos armários, da máquina de lavar, do veludo do sofá, e até da cama. Adoram se esconder e procriar no conforto do interior dos fogões. Por isso, é importante limpar essa região com frequência e não deixar restos de comida. 

  1. Cuidado com as fontes de acesso. Bloqueie encanamentos e tubulações

Os roedores são muito ágeis e flexíveis, podendo se aproveitar de pequenos espaços para entrar nas residências, em busca de comida. Por isso, é necessário manter inclusive a tampa do vaso sanitário abaixada, substitua os ralos de pvc por ralos escamoteáveis de metal, tampas das caixa de esgoto encaixadas, instalar válvula de retenção no esgoto, vedar frestas de portas, como também  buracos nas paredes e nos muros.

  1. Mantenha o telhado limpo, e lacrado.

Os ratos são hábeis escaladores, eles gostam de telhados por serem abrigos seguros para eles. Mantenha essa parte da casa sempre limpa e com acesso ou frestas bloqueadas para impedir o acesso. 

Os roedores são animais noturnos, ou seja, costumam se locomover com mais frequência quando estamos dormindo. Fique atento às movimentações e barulhos em sua casa nesse período.

7. Monitore continuamente o ambiente

Mesmo depois de adotar todas as medidas citadas, é necessário ficar atento aos sinais que indicam a presença de roedores no local, como fezes, urina, roeduras, trilhas, tocas, pegadas, sons, etc. O monitoramento deve se estender também para as áreas externas, visto que algumas espécies fazem tocas no solo e adentram as residências em busca de comida, se esconder do frio, ou em busca de água.

 Outra maneira de descobrir se tem sinal de rato em casa é prestando atenção no comportamento de seu pet. Cachorros tendem a latir bastante na presença do intruso e os gatos não vão sossegar enquanto não pegarem sua presa predileta.

Se você chegou até aqui, e ainda precisa de mais  alguma informação ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, pois será uma satisfação enorme atender você.